Varejista de produtos esportivos controla estoque com RFID

A Mammoth Outdoor Sports mantém a visibilidade sobre as suas lojas, por meio de relatórios diários dos produtos disponíveis
Claire Swedberg
27 de novembro de 2012 – O controle de estoque da Mammoth Outdoor Sports, de Sierra Nevada, Califórnia, não é uma tarefa fácil, pois a empresa vende mercadorias em diversos locais. A empresa opera um depósito central de 30.000 metros quadrados, que atende suas três lojas de varejo e também exposições, onde vende seus produtos, e uma loja online. Para gerenciar seu inventário de vestuário, calçados, pranchas de snowboard, equipamento de esqui, equipamentos de camping e bicicletas em todos esses locais, a empresa utiliza um sistema único e centralizado com uma solução baseada em RFID, fornecida pela Truecount.

Em seu armazém da cidade de Bishop, a Mammoth tradicionalmente separa seu inventário em duas categorias: mercadorias vendidas nas lojas físicas ou em exposições e produtos vendidos online. Esta prática ajuda a garantir a organização, de acordo com a empresa, mas requer o armazenamento e gerenciamento rigoroso de estoque. “Nós queríamos saber o nosso inventário diariamente no armazém com mais precisão e também nas lojas de varejo, mas com flexibilidade”, diz Phil Hertzog, da Mammoth. Esta flexibilidade viria da gestão de todas as suas mercadorias de uma forma unificada, independente do ponto de revenda.

Phil Hertzog, da Mammoth Outdoor Sports

Hertzog também queria o sistema para reduzir o sumiço de produtos. Quando as mercadorias são movidas para vários locais, os produtos muitas vezes acabam desaparecendo e é difícil rastrear onde foi perdido. Hertzog esperava por uma solução que pudesse determinar mais rapidamente onde o inventário está localizado e quando desaparece um produto. A empresa começou a testar a tecnologia há um ano em todas as três lojas, além do armazém. 

As tags RFID passivas EPC Gen 2 (modelo SC3001964), da Smartrac, são primeiro impressas e codificadas em uma impressora RFID RZ400, da Zebra Technologies, e depois são aplicadas a novos produtos que chegam ao armazém. Cada etiqueta de identificação está relacionada ao item de estoque (SKU) no software da Truecount, residente no servidor da Mammoth. A empresa solicitou tags para um total de 100.000 itens já marcados até o momento, para os quais o sistema atualiza o status automaticamente. 

Se um item é enviado para uma das lojas, sua tag é interrogada utilizando um computador de mão com um leitor MC3090-Z, da Motorola Solutions, antes de ser carregado em um caminhão para o seu destino final. Um processo similar é usado para veículos de carga indo para uma exposição, como um show de snowboard ou outro evento em que o varejista vende produtos. 

Uma vez que as mercadorias são recebidas em uma das lojas, um leitor de mão é usado para interrogar cada tag e atualizar seu status. Em uma base diária, os funcionários podem levar handhelds a todas as lojas e ler todas as tags, realizando uma verificação de inventário diária. 

O software da Truecount é integrado com o sistema Retail Star, da Mammoth, existente em cada ponto-de-venda (PDV) e fornecido pela CAM Commerce Solutions. Isto permite capturar os dados referentes a cada peça de mercadoria por meio de sua tag. No caso de um item estar ausente durante uma verificação de inventário, um trabalhador pode começar a procurar por ele e os gerentes da loja terão um registro indicando em qual dia o produto foi perdido e em que local. 

Quando o produto retorna de uma exposição, a informação do PDV sobre os itens vendidos é automaticamente comparada com as tags lidas como os produtos devolvidos e recebidos na loja. Se alguma coisa está faltando, o sistema sabe o que desapareceu e quem estava responsável pelos bens. 

Um desafio enfrentando pela Truecount, diz Zander Livingston, CEO da empresa, “foi que o local é bastante remoto, pois fica a quatro horas do aeroporto mais próximo, por isso, tivemos de garantir que podemos apoiá-los logisticamente durante a instalação e treinamento”. 

Fonte: http://brasil.rfidjournal.com/noticias/vision/10156/1